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quinta-feira, 15 de julho de 2010

PRINCÍPIOS DA LIDERANÇA EFICAZ

Este pequeno estudo foi extraído do capítulo 13, "A Liderança como Trabalho", do livro O Melhor de Peter Druker, Editora Nobel.


De acordo com o autor a verdadeira liderança é bem diferente da forma com que muitos escritores têm tratado. Drucker diz que ela tem pouco haver com qualidades de liderança e menos ainda com carisma. "A liderança é algo comum, desinteressante e nada romântico. Sua essência é o desempenho".


A respeito do carisma, Peter Drucker enfatiza que os líderes mais carismáticos do século XX, foi um trio "parada dura", composto por Stalin, Hitler e Mao. Todos sabem quantos males e sofrimentos esses carismáticos líderes inflingiram à humanidade. Sendo assim, a liderança eficaz não depende do carisma. O carisma, por si só, desfaz os líderes, tornando-os inflexíveis, incapazes de mudar, convencendo-os ilusioriamente das suas infalibilidades.


O autor diz que o líder mais carismático (até então) que ocupou a Casa Branca foi John F. Kennedy, no entanto, poucos presidentes fizeram tão pouco.


Já que a verdadeira liderança não está pautada em traços comuns de personalidade e muito menos em carisma, como alcançar uma influência positiva nas pessoas e ter resultados efetivos?


1. Liderança é o próprio TRABALHO - veja o que diz o autor:


"A base da liderança eficaz é identificar qual a missão da organização, definindo-a e estabelecendo-a com clareza e visibilidade. O líder estabelece as metas, as prioridades e mantêm os padrões... " . Drucker diz também que "o que determina se o líder tem seguidores ou apenas aproveitadores hipócritas é o fato de ele se apegar a alguns padrões básicos (usando a própria conduta como modelo), ou achar que pode prescindir desses padrões".




2. O líder precisa encarar a liderança com RESPONSABILIDADE -para tal o líder não pode ver a sua posição como privilégio. Os líderes eficazes raramente são permissivos com eles mesmos. Isto é, quando as coisas vão mal, eles não culpam os outros.


Quando o líder tem essa postura de responsabilidade, ele não teme a força dos seus colegas e subordinados, porque tanto no sucesso da equipe quanto no fracasso, ele sempre considerará que de alguma forma esteve inserido naquela situação, mesmo que os grandes méritos pareçam dos outros. Sendo assim, os triunfos e as derrotas, jamais serão consideradas ameaças para ele. O líder é o grande incentivador da equipe.




3. Outro requisito da liderança é ganhar CONFIANÇA - se não houver isso, não há liderança, porque não haverá seguidores - e a única definição de um líder, é alguém que tem seguidores. "Para confiar num líder não é necessário gostar dele... A confiança é a convicção de que o líder age conforme o que diz. É uma crença em algo muito antiquado, chamado integridade".

Inteligência Espiritual e a essência da liderança

No Evangelho de Mateus, no Novo Testamento, Jesus faz uma declaração definitiva sobre liderança. A passagem foi interpretada de várias maneiras, mas o princípio fundamental é que qualquer que aspire a liderança deve ser o primeiro a servir.
Parece apenas discurso religioso, principalmente porque vivemos num mundo onde o foco é o poder, é estar no comando, é ter o controle. Que história é essa de servir? Afinal de contas, nos últimos 15 anos muitos de nós tem trabalhado para deixar seus chefes felizes. Agora que nos tornamos "chefes" vamos continuar servindo?
O pensador Max Weber tem idéias interessantes sobre a diferença entre poder e autoridade. Se você não for capaz de perceber essa diferença, nunca vai compreender o que Jesus estava querendo dizer. Até porque Jesus nunca possuiu poder. César, Napoleão, Georg Busch, Papa, essas pessoas têm poder.
Jesus falava a respeito de liderar, não através do poder, mas sim através da autoridade. Agora, se alguém quer liderar a partir da autoridade, precisa servir, se sacrificar, procurar o bem-estar dos seus liderados.
Martin Luther King Jr. reconheceu esse princípio: "Você não precisa ter um diploma de faculdade para servir. Não é fundamental conhecer a segunda lei da termodinâmica na física para servir. Só precisa ter um coração generoso e uma alma movida pelo amor".

as dez caracteristicas de grande lideres

Muita gente acha que para ser um grande líder é preciso nascer com as características certas. Mas muitos estudos já foram feitos e provam o contrário: liderança pode ser aprendida!



Algumas pessoas têm, sim, mais facilidade e agem naturalmente da maneira certa. Outras precisam de um pouco mais de estudo e prática, mas são capazes de alcançar o sucesso em um cargo de liderança.



Quando falamos de liderança, uma coisa é certa: é preciso agir da maneira correta para inspirar, motivar e conseguir os melhores resultados da sua equipe. E para isso é preciso que você esteja constantemente aprimorando suas habilidades de líder.



Leia as dez características de um grande líder, identificadas por Brian Azar. Quantas delas você já tem desenvolvidas? Quantas ainda precisam de uma atenção especial? Lembre-se: para uma organização ter resultados excepcionais, é preciso ter líderes excepcionais que construam equipes também excepcionais.



1. GRANDES LÍDERES COMETEM ERROS E SE RESPONSABILIZAM POR ELE

Ser um grande líder não significa que você não possa cometer erros. Mas sim que você precisa se responsabilizar por eles e rapidamente começar a resolvê-los (ao invés de culpar o primeiro que aparece). Além disso, um grande líder aprende constantemente com esses erros, garantindo que não aconteçam novamente, atrasando a evolução da empresa.



2. GRANDES LÍDERES CONSEGUEM FICAR “NEUTROS”

Grandes líderes aprendem a ter controle sobre suas emoções, principalmente de nervosismo. Eles não passam insegurança, não intimidam e não tentam controlar os outros. Pelo contrário: agem como pacificadores e neutralizadores. Ao invés de aguçar, acalmam e tranquilizam.



3. GRANDES LÍDERES NÃO EXTERNALIZAM SEUS PROBLEMAS

Um líder comum, muitas vezes, estressa sua equipe com os seus problemas. Um exemplo típico: os diretores da empresa se reúnem com os gerentes para expor uma situação financeira difícil e pedem colaboração. Muitos líderes voltam correndo para as suas salas e na primeira oportunidade, reúnem a equipe para dizer que a empresa irá passar por um momento difícil, para todos se prepararem para a crise. Como você espera que a equipe trabalhe de uma maneira melhor depois disso? Grandes líderes não expõem todos os problemas (nem da empresa, nem os pessoais) para suas equipes. Muito pelo contrário. É quase que um trabalho de pai e mãe: eles tentam poupar emoções negativas e deixar os problemas de lado. A equipe deve estar focada em vender mais, em produzir melhores resultados. Deve estar focada em soluções, e não em problemas.







4. GRANDES LÍDERES TÊM NÍVEIS ALTOS DE PACIÊNCIA E COMPREENSÃO

Grandes líderes permitem que os outros sejam expressivos em suas opiniões e voltados para desafios e oportunidades. Eles sabem que isso ajuda a manter a diversão e a paixão de seus funcionários pelo trabalho. Grandes líderes não estão ocupados demais para ouvir sua equipe. E sabem entender as necessidades, desejos e expectativas de cada um.



5. GRANDES LÍDERES PRODUZEM GRANDES LÍDERES

Líderes excelentes não se sentem ameaçados sem ter o poder e o controle total de uma situação. Eles sabem que não têm a resposta para tudo e nem precisam ter. Eles sabem como construir e incentivar outros líderes sem medo da competição ou da perda de controle. Excelentes profissionais não temem que seus lugares sejam ocupados, pois sabem que há espaço para mais gente excelente. E quanto mais melhor, pois todo mundo ganha.



6. GRANDES LÍDERES DELEGAM E SABEM QUANDO “SOLTAR”

Grandes líderes se rodeiam de pessoas que têm talentos diferentes, habilidades, estilos de comunicação e diferentes jeitos de pensar. Essas diferenças incentivam a liberdade de expressão, a criatividade, a diversidade e a mudança.



7. GRANDES LÍDERES TÊM UM ALTO SENSO DE PROPÓSITO

Eles realmente querem incentivar e servir, ao invés de controlar e mandar nos outros. Eles acreditam em um ambiente de trabalho feliz, saudável e produtivo, onde possam ser um recurso valioso capaz de fazer outros profissionais crescerem, e se tornarem o melhor que eles podem ser.



8. GRANDES LÍDERES RECONHECEM E ACONSELHAM SEUS LIDERADOS

CONSTANTEMENTE

Grandes líderes dedicam tempo para conversar individualmente com cada membro de sua equipe. Não somente sobre as funções a serem bem desempenhadas, mas também sobre quem eles são e como ajudam uns aos outros dentro da empresa. Grandes líderes sabem o valor e os benefícios de reconhecer sua equipe de diferentes maneiras.



9. GRANDES LÍDERES TÊM INTELIGENCIA EMOCIONAL

Grandes líderes conhecem a personalidade e as habilidades necessárias para liderar, inspirar, treinar e dirigir as pessoas e suas empresas para o próximo nível. Eles usam inteligência emocional que permite serem assertivos e conseguirem seus objetivos de maneira mais eficiente.



10. GRANDES LÍDERES SÃO AUTÊNTICOS E HONESTOS

Grandes líderes sabem o impacto e o valor da honestidade e da autenticidade. Eles estão 100% envolvidos com coração, mente e alma. Eles querem fazer uma diferença positiva com sua equipe, sua empresa, seus clientes, seus produtos etc. Eles acreditam em parcerias e alianças com alta qualidade, excelentes pessoas trabalhando juntas para criar relações “ganha-ganha”.



Veja que para ser um grande líder, não é preciso grandes atos de heroísmo. Nem é preciso mágica ou milagres. Basta que você esteja comprometido com você, com sua profissão, com sua equipe e com sua empresa. E que seu objetivo seja, acima de tudo, ajudar cada um a ser melhor.



Com estas 10 características, você pode agora analisar quais precisam ser mais desenvolvidas. Lembre-se: o poder de ser um grande líder está, acima de tudo, em suas mãos.
Não seguir a multidão pode lhe ajudar a sair dela

às vezes ser você mesmo é o mais difícil.

Seguir a multidão pode ser bem fácil,

Mas ser você mesmo é bem mais recompensador.

Não tome suas decisões baseadas na multidão,

Tome suas decisões baseado em seus sentimentos,

seus valores e suas necessidades.

trabalho em equipe

Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado.
Correu ao curral da fazenda advertindo a todos:
- Há uma ratoeira na casa! Há uma ratoeira na casa!
A galinha disse:
- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.
O rato foi então até o porco e lhe disse:
- Sr. Porco, há uma ratoeira na casa, uma ratoeira…
O porco disse:
- Desculpe-me Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces.
O rato dirigiu-se então à vaca.
A vaca lhe disse:
- O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo?
- Acho que não Sra. Vaca… respondeu o rato.
Então o rato voltou para seu canto, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro sozinho.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher.
O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital era grave porém por um milagre se recuperou e voltou para casa mas com muitos cuidados, abalada, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente princi pal, a galinha.
Como a doença da mulher continuava, os parentes, amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.
A mulher se recuperou e o fazendeiro feliz da vida resolveu da uma festa, matou a vaca para o churrasco…


MORAL DA HISTÓRIA:
Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que quando existir uma ratoeira todos correm risco.

“Quando convivemos em equipe, o problema de um, é um problema de todos

somar ou multiplicar?

Jonh C. Maxwell escreve sobre o assunto num dos seus livros - As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança, em que a frase chave para essa lei é:
"Para somar, lideram-se subordinados, para multiplicar, lideram-se líderes"
Mas para interpretar esta frase, precisamos de uma boa definição de líder, então aqui vai uma, que eu acho que é perfeita:
"Liderar é ter a capacidade e a vontade de mobilizar homens e mulheres para um objectivo comum e ter o carácter que inspire confiança".
Bernard Montgomery
O problema que surge neste momento é entender que há vários tipos de lideres e certamente que a frase anterior não se aplica aos líderes por imposição, aqueles em quem é depositado funções e títulos. Portanto:
"Não é a posição que faz o líder, mas sim o líder que faz a posição"
Stanley Huffty
"Os títulos não valem de muito quando o assunto é liderança"
Jonh C. Maxwell

o que e maisimportante para um lider saber

“Clairto, o que é mais importante para o líder saber?” – Essa foi a pergunta de uma repórter para um noticiário. Então respondi: Ter plena consciência do impacto que sua liderança provoca sobre a vida das pessoas.
Um líder que identifica e compreende a dimensão e profundidade dos seus atos, firmará uma postura responsável pela melhoria de vida dos quais lidera. Para isso, precisará continuamente aprimorar suas habilidades e talentos em liderar pessoas a conquistarem benefícios coletivos, pois não poderá frustrar e nem machucar aqueles que nele confiam.
Neste contexto, grande é a responsabilidade de alguém que assume a liderança de entidades que representam interesses de um grande grupo, de uma coletividade. A postura do líder estará sob severo julgamento de todos. Também, há grande oportunidade nas mãos em desenvolver melhorias para todo um setor. Quando um líder governa com verdadeiros e nobres interesses em prol da coletividade, abnegando o egoísmo, o grupo o exaltará e a conquista será maior.
John Maxell, renomado escritor de liderança, tem uma afirmação inequívoca que “tudo sobre e tudo desce pela liderança”. Ora, se a chave é o líder, deve-se por prioridade desenvolvê-lo. Pena que a maioria comete a primeira falha da liderança: Considerar liderança como algo fácil, que todos já sabem. Duas perguntas:
– Qual nota você daria para sua capacidade de liderar?
– Qual nota você daria para seu conhecimento da língua portuguesa (gramática, redação e literatura)?
Geralmente a nota da primeira pergunta é superior ao da segunda. Fato contraditório, pois se em português que temos formação de base não somos bons, que diremos da liderança a qual não temos formação de base! A dura verdade é que não somos bons líderes, pois não tivemos instrução consistente e correta sobre a excelente liderança em nossa formação educacional. E os piores líderes (arrogantes e soberbos) julgam saber tudo.
O líder que defende os interesses de uma coletividade enfrenta o desafio de liderar algumas pessoas e organizações que nada agregam e muitas vezes atrapalham na construção do propósito coletivo.
Encerro com duas sugestões e uma pergunta importante para o líder associativista aumentar a eficiência na liderança de entidades associativas e superar o desafio acima citado.
Primeiro, Identifique os Predadores.
Segundo, Como Preservar-se dos Predadores?
Terceiro, Desenvolva os líderes que o acompanham. Inicie por conscientizá-los sobre o impacto que eles provocam sobre a vida das pessoas lideradas.

minha concepção a respeito de liderança

Bom eu tenho certeza que ser lider é vc dedicar sua vida com amor a tudo akilo que vc faz e as pessoas que vc lidera não da para brincar de ser lider e impor usas ideias contrarias as ideias de cristo nos temos que tomar essa perfeito modo de liderança e nos adaptar a ele que concerteza seremos bem sucedidos em todas as nossas areas ministerias de liuderança.
isso e o que eu penso:alexandre xavier

o lider cristão e o perigo da ambição

O Ministério Cristão é uma área de atuação potencializada pelo uso e exercício legítimo de dons e poderes, inclusive o poder de ordem espiritual concedido ao líder cristão. Pelo fato de estar sempre utilizando os dons e o poder que lhes foram outorgados por Deus, faz-se necessário que o líder esteja atento a algumas áreas vulneráveis e abertas à tentação, a fim de que não seja seduzido pela ambição. Até mesmo o Senhor Jesus foi atingido por Satanás nessas áreas de vulnerabilidade. Tais tentações procuram seduzir o homem em quatro diferentes aspectos:

1 - A Sedução do Imediatismo - “Manda que estas pedras se transformem em pães” - Mt. 4.3. Jesus estava com fome. “Supra a sua necessidade física”, foi a sugestão de satanás.

A tentação para ser imediatista visa atender às necessidades daquele momento, sem se preocupar com suas conseqüências. É uma tentação muito sutil, pode ser confundida até com um chamado divino, afinal, Deus quer que alimentemos o povo, quer que sejamos produtivos e eficientes em nosso trabalho. É preciso elaborar soluções de longo prazo, e evitar a todo custo a tentação de se obter sucesso fácil e imediato, pois o ministério cristão visa transformar vidas por meio da pregação e ensino sistemático da Palavra de Deus, e isso, às vezes, demanda tempo e muito esforço.

2 - A Sedução do Espetacular - “Então o diabo O levou à cidade Santa, colocou-O sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se tu és filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: aos seus anjos ordenará a teu respeito, para que te guardem” - Mt. 4.5,6.

Somos seduzidos a crer que o culto realizado na igreja relevante, bonito, e só teve valor pelo fato de que o templo estava lotado. Convidamos celebridades que provocam uma corrida das pessoas às reuniões para se deslumbrarem com os convidados. E ainda nos gabamos exaustivamente de termos diversos horários de cultos. Nossa ânsia pelo espetacular é mais uma manifestação de nossa busca por identidade. Devemos envidar todo esforço necessário a fim de não fazermos uso indevido dos dons e do poder que Deus nos delega para promovermos espetáculos que não glorificam o nome de Jesus.

3 - A Sedução do Poder - “Levou-O ainda o diabo a um monte alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles, e lhe disse: Tudo isso te darei se prostrados me adorares” - Mt. 4.8,9.

Imaginamos que se não galgarmos posições e não formos influentes na política eclesiástica, nosso trabalho não será eficaz e relevante. A grande questão é se o nosso ministério está focado em Cristo e Sua glória. Se estivermos olhando para Jesus, não precisamos manipular circunstâncias, nem entrar em disputa pelo poder.

4 - A Sedução dos Ideologismos - Lc. 22.1-6 e Mt. 27.1-5.

É a constante tendência de se confundir e misturar o projeto do Reino de Deus com sonhos e projetos particulares, sobretudo humanos. Quando isso ocorre, tornamo-nos ideologisados e procuramos utilizar Deus e Seu poder para estabelecermos nossa visão pessoal. Judas Iscariotes projetou para Jesus seu sonho particular de libertar a Palestina do jugo de Roma. Acompanhou Jesus por três anos e meio e, não percebendo a vontade e deliberação do Nazareno em consumar esse seu plano, arquiteta a trama na tentativa de desencadear uma revolução contra Roma. Então, por causa de sua ideologia, Judas passou à história como traidor de Jesus. Certamente, não passaremos pela vida totalmente imunes a essas tentações, especialmente se formos conduzidos à posição de líderes influentes na obra do Mestre. Tais tentações são fortes pelo fato de atingirem nossa ambição. Quando percebemos que podemos servir ao Senhor com coração puro e autêntico, então somos verdadeiramente livres. Essa liberdade provocará uma alegria intensa em servir a Deus com um coração inteiramente consagrado a Ele. E essa será a nossa maior recompensa.

lidere a se mesmo antes de liderar alquem

Lembra quando você está angustiado por que não consegue integrar os membros da sua equipe e alcançar os resultados desejados? Ou quando não consegue obter de outro departamento o que ficou combinado e sua área está prejudicada? Quando seu filho parece andar fazendo tudo para lhe contrariar ? E, ainda por cima, você não está conseguindo equilibrar sua vida profissional com a tão sonhada qualidade de vida?
O que está em questão é a sua competência como líder. Mas quando se pensa em Liderança, a maioria da literatura e dos programas de treinamento parte do princípio que temos de nos capacitar para liderar ... os outros! Ensina-se a como comandar os outros, como motivá-los, como ser um chefe melhor, como se relacionar melhor com pessoas difíceis, com os filhos, etc. Sempre os outros, como se o foco da liderança residisse nos liderados.

Nada de errado em tentar liderar melhor os outros. O problema é que técnicas e receitas de liderança não surtirão o efeito desejado se você não adquirir uma competência fundamental para o seu sucesso como líder: antes de pretender liderar os outros, aprender a liderar a você mesmo.

Importante que você adquira a atitude de liderar-se. Isso implica em liderar suas emoções, seus ímpetos, suas deficiências e saber suplementá-las com pessoas de sua equipe ou com parceiros na sua vida pessoal. Mas isso só será possível se você tiver uma elevada dose de auto-conhecimento.

Por exemplo, se você se conhece bem e já sabe que é do tipo executor, que não planeja muito as ações e de certa forma atropela as circunstâncias no afã de realizar os resultados que deseja, nada melhor que ter em sua equipe uma ou duas pessoas que sejam mais do tipo planejadoras e contrabalancem essa sua característica pessoal. Mas, se, pelo contrário, você for um líder que prima mais pelo planejamento detalhado e não está conseguindo realizar as metas que são esperadas de sua equipe, contrate pessoas mais realizadoras, do tipo artilheiro, aquelas que fazem gols e garantem os resultados do time, mesmo que não sejam tão qualificados como você gostaria.

O líder precisa aprender a liderar a si próprio também no que diz respeito a suas emoções. Isso se revela com clareza na hora de dar feedback a membros de sua equipe ou a familiares. Se você tem o chamado pavio curto e explode com facilidade quando algo não está indo de acordo com o que deseja, importante ter consciência disso e se disciplinar para avaliar desempenho dos outros ou para tentar ajustar o comportamento dos seus liderados, em vez de simplesmente dizer tudo que vem a cabeça e destruir a auto-estima dos que o cercam. Aprenda a reconhecer o que outros fazem de correto, valorize suas pequenas vitórias, use o seu ímpeto e arroubos emocionais mais nos momentos de feddback positivo, quando couber.

Liderança não é uma questão técnica, mas de atitudes e posturas. Atitudes perante outros, mas também perante a si mesmo. A disciplina 1.0 da Liderança deveria ser: Antes de Liderar os outros, aprenda a liderar a si mesmo. Mas isso não se ensina apenas em escolas...


Por César Souza (presidente da Empreenda, empresa de consultoria em estratégia, marketing e recursos humanos, além de autor e palestrante)

sete erros que deve-se evitar

Você acha que não comete nenhuma falha ao transmitir mensagens a sua equipe? Talvez seja boa ideia repensar isso depois de ler o artigo abaixo. Por Stever Robbins*

Erro nº 1. Fazer anúncios controversos sem preparar o terreno antes

Qualquer decisão minimamente polêmica pode disparar o gatilho dos rumores, da ansiedade e da resistência em uma empresa. Uma forma simples de abordar isso é preparar as pessoas uma por uma, ver quem será contra a nova decisão e por quê. Veja suas preocupações, incertezas e críticas, e construa planos para manter o projeto vivo.

Erro nº 2. Mentir

Algumas mentiras ou verdades parciais fazem sentido no mundo corporativo, até porque certos tópicos precisam mesmo permanecer confidenciais enquanto em discussão. Mas tome muito cuidado, se as pessoas acharem que mentiu, perderão a confiança em você para sempre. Em vez de mentir, treine-se para responder vagamente toda vez que lhe indagarem sobre assuntos confidenciais ou sensíveis.

Erro nº 3. Ignorar a realidade do poder

Quanto mais poder você tiver, menos vão informá-lo dos problemas. Essa redoma de vidro em torno dos chefes é da natureza humana. Portanto, se quiser uma análise realista dos problemas, busque as más notícias. Seja receptivo a elas. Deixe claro aos mensageiros que quer ouvi-las.

Erro nº 4. Subestimar a inteligência da plateia

Pular os assuntos por achar que as pessoas não vão entendê-los é sempre uma tentação no ambiente corporativo. Mas isso é um tiro n’água. Se você acha que as pessoas não conseguirão acompanhar alguma coisa, lembre-se de que é seu dever explicá-la a elas.

Erro nº 5. Confundir processo com resultado

Você prometeu a sua equipe um aumento de 7%, mas a direção da empresa só conferiu 3%. Você lutou para elevar esse teto e conseguiu chegar aos 4%. Mas seu pessoal não valorizou isso, pelo contrário; mostrou-se ressentido. E você também se ressentiu da insensibilidade deles em relação a sua briga.

É fácil confundir processo com resultado na hora de estabelecer metas, de remunerar e de avaliar. Você prometeu à equipe um resultado e é isso que eles cobrarão de você .

Erro nº 6. Usar formas de comunicação inadequadas

O e-mail é uma grande ferramenta para troca de informações, mas não o utilize em questões emocionais; é muito fácil a mensagem perder o rumo. Sempre lide com situações delicadas pessoalmente ou por telefone.

Erro nº 7. Ignorar atos de omissão

O que você não diz pode ecoar tão ou mais alto que o dito. Se um líder não elogia ninguém, por exemplo, seus subordinados podem tomar isso como falta de apreciação. Erros de omissão são difíceis de perceber. Portanto, reveja seus principais objetivos e a comunicação necessária para alcançá-los.